• Regularize seu ITIV de forma prática
  • Oficializar o processo de compra e venda de imóvel agora ficou mais fácil em Lauro de Freitas. A Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) simplificou a declaração para lançamento do Imposto Sobre a Transmissão ?Inter Vivos? de Bens Imóveis (ITIV) e passou a disponibilizar o formulário da guia de informação online. Contribuintes do município que precisam formalizar uma transmissão, bastam acessar o site (sefaz.laurodefreitas.ba.gov.br).

Desburocratização

Se antes o contribuinte precisava se deslocar ao Banco de Serviços para preencher o formulário, levar em cartório para reconhecimento e outras trabalheiras, agora através da internet tudo pode ser resolvido com cliques. O contribuinte vai clicar no link disponibilizado no site da SEFAZ, http://sefaz.laurodefreitas.ba.gov.br/tributos/itiv.php, criar um login de acesso, preencher a guia de ITIV e enviar junto com a documentação digitalizada solicitada e aguardar o retorno para o e-mail do adquirente com o DAM para pagamento.

Regularização

Outra novidade da Secretariada Fazenda é a regularização de transferências precárias de imóveis, realizadas até 31 de dezembro de 2020. Ou seja, a pessoa que tenha feito contrato particular de compra e venda poderá solicitar a transferência formal, com vantagens fiscais de até 30% de desconto para pagamento à vista no ITIV. Vale ressaltar que para regularizar transmissões precárias feitas até 31 de dezembro de 2020 deve ser comprovado as datas dos contratos particulares.

Publicada em: 14/12/2022